Varsóvia é a capital e maior cidade da Polónia.
Aspetos do Curso:
Vida académica:
Alojamento
Custos de vida (ver Numbeo):
2017/18
“A maioria de vocês vai ouvir que Erasmus foi das melhores experiências da sua vida . É verdade ! É mesmo ! Mas nada do que eu possa dizer se vai igualar à oportunidade de efectivamente vivê-la . Eu nunca tinha vivido fora do conforto de minha casa . E a verdade é que foi uma descoberta diária … Lembro me quando entrei na residência onde ia viver e entrei a primeira vez no meu quarto (em que nem sabia com quem o ia dividir ) e pensar logo o quão pequeno e vazio era . Lembro me da primeira vez que pus a minha roupa a lavar na lavandaria (o resultado não foi muito bom) . Lembro me da primeira ida ao supermercado em que queria comprar frango mas ninguém falava inglês por isso aprendi o quão universal era a linguagem gestual . No entanto isto aconteceu no primeiro dia em que cheguei a Varsóvia. Com o decorrer das semanas a minha vida ganhou novas rotinas, novos amigos que aos poucos se tornaram como família para mim. As refeições eram os melhores momentos do dia, juntávamo-nos todos na cozinha e cantávamos, falávamos do nosso dia no hospital , preparávamos viagens e saídas à noite . Não havia um dia monótono, todos os dias conhecíamos algo novo de Varsóvia , um novo museu, uma free tour que ainda não tínhamos feito, um concurso de beer Pong , uma noite Karaoke, uma ida ao ringue de patinagem, um restaurante novo (ou simplesmente repetíamos as panquecas do Mannekin que não se esquecem facilmente) e podia continuar …
As semanas foram passando e aquele quarto (em Karlokowa 84 , Varsovia ) a que chamei pequeno e vazio no primeiro dia foi o mesmo a que comecei a chamar casa quando chegávamos de cada viagem aos fins de semana. Pelas pessoas incríveis que conheci , pelas viagens e sítios que conheci, pelas memórias únicas que guardo… se pudesse voltar atrás não escolheria outra cidade para fazer Erasmus .”
2015/16
Outras informações que consideres relevantes:
“Erasmus de 3º ano – a maioria das cadeiras de 3º ano da FMUC correspondem às cadeiras de 3º ano na WUM, portanto é bom. Contudo o ano é pesado devido a Farmacologia e a Anatomia patológica e implica um estudo mais regular às cadeiras do que na FMUC. As restantes cadeiras são fáceis. As cadeiras de propedêutica, principalmente médica têm uma óptima componente prática (mediante o hospital em que tiverem aulas). O 3º ano tem módulos de manhã e aulas como na FMUC à tarde. O 4º, 5º e 6º ano só têm aulas de manhã (8-14h máximo). Os serviços académicos não são particularmente acolhedores e respondem pouco aos emails. A escolha de horários processa-se através de um questionário que têm de preencher e enviar no final de Agosto ou início de Setembro. Têm de criar o vosso próprio horário com os disponíveis para o ano lectivo correste disponíveis no website da universidade, podem escolher cadeiras do programa de 4 ou 6 anos. Escolhem a turma e as semanas em que querem fazer a cadeira. Há vagas limitadas em cada turma/semana, mas não nos dizem quantas e portanto se não forem dos primeiros a enviar o horário podem não conseguir fazer aquela cadeira naquele semestre ou naquela turma. Tenham sempre um back-up.”
Num registo mais pessoal, diz-nos o porquê de a tua cidade ser a melhor (ou não) para fazer Erasmus:
“Varsóvia é uma cidade bastante ocidentalizada (comparando com as restantes cidades polacas disponíveis) e portanto acaba por ser muito pouco tipicamente polaca. Se querem uma capital grande, com bons transportes e muita vida noturna de discotecas, é ideal. Para bares e uma cidade pequena e “acolhedora” Varsóvia não será o indicado.”
2014/15
2013/14
2012/13