header_1

FEATURED

FAQ’s – Perguntas Frequentes

3 Set , 2016  

ERASMUS ESTUDOS

Necessito de uma média mínima para me candidatar?

Sim, precisas de pelo menos 13,5 para te candidatares.

 

Só me posso candidatar às Universidades que aparecem na candidatura online?

Sim. Caso queiras ir para uma Universidade que não faz parte da lista de acordos bilaterais, terás de falar com o respetivo Coordenador Departamental. Para efetivar o processo de abertura de um novo acordo, o aluno terá de enviar para o GRI uma carta ou email a manifestar essa intenção.

 

Como se processa o seriação após a pré-inscrição?

A seriação posterior à pré-inscrição é feita consoante as médias, com bonificação por ano letivo frequentado.

 

 

Como e quando é que eu sei que fui aceite?

Em meados de fevereiro os resultados serão disponibilizados. De qualquer modo, será marcada uma reunião para eventuais colocações indesejadas.

 

O que é o Procurador?

O procurador é a pessoa (familiar ou amigo) que ficará responsável por tratar de qualquer assunto académico na Universidade de Coimbra.

 

O que é o plano de estudos e para que serve?

O plano de estudos ou Learning Agreement é o documento que terás de entregar junto com a candidatura, onde constam as unidades curriculares que terias de fazer na FMUC e as que vai fazer no estrangeiro, funcionando como um plano de correspondências.

 

 

Já tendo sido aceite, que documentos necessito para efetuar a minha candidatura?

No InforEstudante terás acesso a todas essas informações. Depois da pré-inscrição, irás necessitar de fazer upload do teu Learning Agreement assinado pelo Chefe do Departamento de Relações Internacionais da FMUC, do teu Application Form, da tua Carta de Aceitação (LA assinado pela Instituição de Acolhimento) e uma cópia do teu Cartão Europeu de Saúde.

 

Quantos créditos ECTS tenho de fazer?

Um ano lectivo corresponde a 60 créditos ECTS e um semestre a 30 créditos ECTS.

 

Quero fazer uma alteração ao plano de estudos inicial. Como devo proceder?

Qualquer alteração ao plano de estudos inicial terá de ser comunicada ao Coordenador Departamental da instituição de origem (por e-mail). Se a alteração for autorizada o GRI fornece por e-mail a folha de alteração ao aluno.

 

Quem é que faz as correspondências das unidades curriculares?

As correspondências serão dadas pelo Coordenador Departamental após a chegada do aluno à instituição de origem.

 

Até quando tenho de entregar as notas?

As notas finais ou Transcript of Records original deverão ser entregues de imediato no GRI logo após a chegada do aluno à instituição de origem.

 

Como é que eu sei que as notas finais foram lançadas?

Assim que o Coordenador Departamental fizer as correspondências, estas serão enviadas ao Conselho Científico para ratificação. Logo depois, serão enviadas à Administração da Universidade de Coimbra.

 

Posso prolongar o meu período de estudos?

Sim, desde que o seu Coordenador Departamental concorde com o prolongamento. Só quem vai um semestre é que pode pedir o prolongamento.

 

Quem trata do alojamento?

O alojamento é tratado pelo próprio aluno, mediante a informação disponibilizada pela Universidade de Acolhimento.

 

Até quando posso desistir?

O ideal é desistir antes de preencher os impressos para a DRI (Divisão de Relações Internacionais), altura em que ainda se possa atribuir a vaga a outro aluno.

 

Como realizo a minha pré-inscrição online?

A pré-inscrição é realizada através do Inforestudante, basta selecionar “Candidaturas Mobilidade Outgoing” na coluna do lado esquerdo. É necessário teres os teus dados pessoais atualizados, incluindo o IBAN e o Swift Code.

 

Quantas opções posso escolher?

Podes selecionar 3 opções de destino onde pretendes realizar a mobilidade outgoing.

 

É obrigatório ter certificado de língua?

Isso depende da instituição a que te candidatas. O nível de língua pode ser simplesmente ‘Recomendado’ ou ‘Obrigatório’. Convêm verificares isso com tempo caso necessites de frequentar um Curso de Língua mais antecipadamente.

 

ERASMUS PLACEMENT

(estágio de pelo menos 8 semanas)

Quantas opções posso colocar?

Os alunos podem colocar 3 opções. Se contemplar os meses de Verão colocam os meses reais em que vão e período relativo ao 1º Semestre, o sistema permite-o. Devem nesta primeira fase dar primazia às vagas protocoladas, pois se não conseguirem entrar poderão de seguida entrar numa vaga não protocolada. O contrário já será difícil pois o mais provável é que nesta altura as protocoladas estejam todas ocupadas. Há flexibilidade para desistir de uma vaga protocolada para depois ocupar uma não protocolada, o contrario já será mais difícil.

Preciso de ter a Carta de Aceitação na pré-incrição?

Não, só posteriormente ser-te-á pedida.

 

Como se processa a escolha do período de estágio?

Os alunos são chamados ao gabinete da faculdade por ordem de média para escolher o período pretendido. Neste sentido, os alunos com média superior terão mais hipóteses de ficar no período escolhido. O que interessa é a média, não será feita qualquer distinção entre vaga protocolada e não protocolada.

 

É possível ir o ano todo?

Sim, é possível sem quaisquer problemas exceto com a rotação de MGF. Esta têm sempre que fazer na FMUC!

 

Preciso de certificado de língua antes de me candidatar?

A informação relativa aos certificados de língua das vagas protocoladas está disponível no documento das vagas, que pode sofrer algumas alterações durante todo o processo. Os alunos candidatos só precisam de ter o certificado de língua na altura que oficializarem a candidatura.

Há muitas faculdades que podem aceitar o envio de um comprovativo de como estão a tirar o Curso de Língua para obter o nível exigido.

Em relação às não protocoladas terão que contactar diretamente a universidade em causa. O mesmo se aplica para os requisitos mínimos.

 

Um colega meu foi de Erasmus o ano passado com uma vaga não protocolada. Este ano passa a ser protocolada?

Uma vaga não protocolada não se torna protocolada por um colega ter ido em anos anteriores. A lista das vagas protocoladas está bem explícita, os restantes destinos têm que ser tratados como vagas não protocoladas.

 

Como é que a inscrição se processa no InforEstudante? Tenho que entrar em contacto com a instituição para onde quero ir?

Para as vagas protocoladas:

  • Nunca deves entrar em contacto com a Instituição de Acolhimento. Podes fazer diretamente a inscrição no InforEstudante.

Para as vagas não protocoladas:

  • Convém já teres contactado a Instituição de Acolhimento antes da fase oficial de candidatura. Ser-te-á pedido posteriormente a ‘carta de aceitação’.

Para o Programa Convénio (Brasil):

  • Não poderás concorrer para uma instituição do Brasil e Europa ao mesmo tempo. Apenas Brasil e Almeida Garrett.

 

BOLSAS DE ESTUDO – Informações Importantes

  • Na atribuição das Bolsas para Programas de Mobilidade para o ano letivo 2016/17 a seriação foi feita por médias e, consoante os fundos disponíveis, menos de metade dos alunos conseguiram ajuda económica e a Bolsa completa;
  • Em relação ao Erasmus Placement, as vagas não protocoladas também têm direito a Bolsa;
  • Bolsas Santander Totta/UC são destinadas a CPLP e América Latina. Os alunos serão informados do processo de candidatura às mesmas;


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *